O que o mercado de trabalho espera de mim? Quais são as competências necessárias para me destacar na minha profissão? Essas são perguntas frequentes na vida dos profissionais e aspirantes, independentemente do ramo em que atuam.
Quais são as características imprescindíveis que um profissional precisa ter, além, é claro, daquelas específicas de cada ramo de negócio? Víctor Martínez, especialista em treinamentos comportamentais e projetos de RH e CEO, listou sete talentos que as empresas buscam nos profissionais em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico.
1. Auto gerenciamento: significa a capacidade do indivíduo em se auto motivar, disciplinar, cobrar e avaliar. Em suma, ele como um módulo, uma estação de trabalho completa, capaz de realizar projetos, buscar soluções e identificar formas de implementar essas soluções.
2. Comunicação múltipla: O mundo é uma aldeia global, por isso, a capacidade de se comunicar de modo realmente eficaz em inglês deve ser prioridade na área de línguas estrangeiras, salvo casos específicos. Há outras formas de comunicação que devem ser exploradas, como por exemplo, informática, blogs, intranet, processos e sistemas de informação e transmissão de dados.
3. Negociação: reflita sobre sua capacidade de negociação e dê atenção especial às suas habilidades nesse campo. Isso é, questione o quanto você sabe apresentar ideias de forma clara e convincente e se sabe argumentar de forma positiva, franca e objetivamente.
4. Adaptabilidade: mudança é uma das duas grandes certezas da vida. Por isso o profissional do futuro deve procurar prevê-las e antecipar-se a elas.
5. Educação contínua: novidades tecnológicas, descobertas, novos processos mais eficazes aparecem a cada momento. Por isso, é fundamental a busca continua por aprimoramento, além de exercer a curiosidade profissional e questionar sempre para identificar novos conhecimentos.
6. Domínio da tecnologia: como já dizia Ayrton Senna, tecnologia faz diferença. Para isso, use e fomente tecnologia de ponta sempre que possível. Para evoluir nesse quesito, decrete sua própria obsolescência e parta para patamares mais altos de tecnologia, sempre que possível.
7. Foco nos resultados: são eles que interessam, mas lembre-se que a ética deve ser respeitada. As pessoas são avaliadas por suas ações e pelo próprio resultado. Vale refletir e analisar para qual é o resultado que se busca e o que agrega valor em termos de custos/esforços e centrar-se nisso.
1. Auto gerenciamento: significa a capacidade do indivíduo em se auto motivar, disciplinar, cobrar e avaliar. Em suma, ele como um módulo, uma estação de trabalho completa, capaz de realizar projetos, buscar soluções e identificar formas de implementar essas soluções.
2. Comunicação múltipla: O mundo é uma aldeia global, por isso, a capacidade de se comunicar de modo realmente eficaz em inglês deve ser prioridade na área de línguas estrangeiras, salvo casos específicos. Há outras formas de comunicação que devem ser exploradas, como por exemplo, informática, blogs, intranet, processos e sistemas de informação e transmissão de dados.
3. Negociação: reflita sobre sua capacidade de negociação e dê atenção especial às suas habilidades nesse campo. Isso é, questione o quanto você sabe apresentar ideias de forma clara e convincente e se sabe argumentar de forma positiva, franca e objetivamente.
4. Adaptabilidade: mudança é uma das duas grandes certezas da vida. Por isso o profissional do futuro deve procurar prevê-las e antecipar-se a elas.
5. Educação contínua: novidades tecnológicas, descobertas, novos processos mais eficazes aparecem a cada momento. Por isso, é fundamental a busca continua por aprimoramento, além de exercer a curiosidade profissional e questionar sempre para identificar novos conhecimentos.
6. Domínio da tecnologia: como já dizia Ayrton Senna, tecnologia faz diferença. Para isso, use e fomente tecnologia de ponta sempre que possível. Para evoluir nesse quesito, decrete sua própria obsolescência e parta para patamares mais altos de tecnologia, sempre que possível.
7. Foco nos resultados: são eles que interessam, mas lembre-se que a ética deve ser respeitada. As pessoas são avaliadas por suas ações e pelo próprio resultado. Vale refletir e analisar para qual é o resultado que se busca e o que agrega valor em termos de custos/esforços e centrar-se nisso.
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